Joanetes
Uma grande percentagem da população mundial pode sofrer de joanetes. Um joanete é uma inflamação crónica ou deformação grave na articulação do dedo gordo do pé com proeminência ósseo forma-se uma bolsa (acumulação de líquido) e a pele está coberta por um calo. Além de provocar dor, é um problema do ponto de vista estético porque altera a forma do pé, o que complica encontrar sapatos adequados.
Na sua formação intervêm factores hereditários estéticos e patológicos. A sua formação é gradual, os sapatos convencionais, a inflamação e a dor tornam insuportável ao doente uma vida normal. A utilização dos sapatos adequados, os apoios plantares (palmilhas ortopédicas) ortoticos de silicone e com exercícios pode atrasar o seu agravamento. A solução definitiva é a cirurgia ; existem diversos procedimentos cirúrgicos, dependendo da idade e do grau do desvo que irá seleccionar a cirurgia adequada a cada paciente. A cirurgia é efectuada com anestesia local e por uma técnica cirúrgica não evasiva, com incisões na pele de apenas 4 milímetros. O doente não necessita de hospitalização nem a utilização emplastra e bengalas.Os sapatos estreitos e os saltos altos provocam esta deformação que afecta sobretudo mulheres.
As mulheres são mais propícias a sofrer de joanetes do que os homens, devido, precisamente, À utilização de sapatos com tacões elevados ( a partir de 5 centímetros) e com pontas demasiado estreitas. Quanto à idade, é mais frequente após os 40 anos; contudo, podem também aparecer na juventude.
Factores que contribuem para o seu aparecimento
Um joanete não aparece de maneira espontânea, especifica, este perito, estes porque a observação continua recomendável, sobretudo se há casos de pais que sofrem desta deformação.
No momento em que se detecta uma anomalia, deverá descolar-se até um especialista de modo que aconselhe e determine qual é o tratamento mais adequado.
Às vezes será necessário efectuar uma radiografia do pé para estabelecer o grau de afectação. Ao princípio pode-se observar uma tonalidade vermelha e um inchaço que aparece e desaparece na zona dos dedos, para além de calosidades ou ampolas que são criadas libertando um dedo com outro pela pressão.
Tratamento
A intervenção cirúrgica é uma opção que deve ser avaliada em cada caso e o profissional de saúde será o que decide a técnica mais adequada. Se os joanetes não são dolorosos e não impedem calçar sapatos, aconselha-se a não operar já por vez é confundido o que é estético com a dificuldade para se calçar e, ao seu parecer, “não é necessário nunca operar-se por motivos de imagem”, à qual acrescenta-se “a cirurgia é o fracasso da medicina”.
Antes de mais, não podemos esquecer que cada pé requer um tipo de sapato que é adaptado às suas características. Não se pode pretender a utilização dos sapatos estreitos se tem um pé largo. Este facto tão simples ajudará a fazer com que o aparecimento de joanetes não se produza ou, pelo menos, o mais tardia possível.
Há técnicas de cirurgia ambulatória que requerem apenas incisões mínimas para eliminar a proeminência do osso e que permitem uma recuperação rápida; a anseia é local e o doente abandona o centro hospitalar 2-3 horas após ter terminado a cirurgia.