Os Seus Pés

Antes de mais, conheça melhor os seus pés!

Sabia que?

  • Os pés são compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e 114 ligamentos
  • Os pés são uma média de 10000 passos/dia
  • Os pés podem chegar a suportar 25 vezes o peso do corpo
  • A pele da planta do pé é quatro vezes mais pesado que a pele do resto do corpo

Aprender a cuidar dos seus pés

Aprender bons hábitos para cuidar dos pés pode prevenir a maioria dos problemas.
Para assegurar uma contínua educação do cuidado a ter com os pés adaptada às suas necessidades, é importante construir para sempre uma relação de cooperação com o seu podologista.

Cuidados a ter

Lavar bem os pés com um sabão ou gelo de PH neutro.
Secar bem os pés após o banho, ter muito cuidado sobretudo entre os dedos.
Se sentir os pés cansados e pesados, é conveniente fazer banhos de água tépida, durante uns 10 minutos.
É necessário pôr creme hidratante para suavizar e proteger a pele, fazendo uma massagem após a higiene dos pés.

É muito importante que observemos os pés todos os dias para detectar qualquer lesão, sobretudo se são diabéticos ou tem uma importante doença circulatória
Cortar as unhas de maneira correcta (direitas), não o cortar muito curto.
Se tem a pele muito seca ou muito dura na zona do talão, e não é resolvido com um creme hidrataste habitual, consulte o seu podologista.
Cada pessoa deve utilizar os seus utensílios limpos para os cuidados e a limpeza dos seus pés, se não é possível, é indispensável limpar efectivamente o material utilizado. É para evitar o contágio de fungos
Proteger os pés com fibras naturais como o algodão, a lã ou o linho, adequado à época do ano.
1) Não usar sapatos estreitos nem com ponta estreita que pressionam os dedos, podem usar de ponta redonda largo ou quadrada. Os sapatos de pele e sola de couro permitem uma melhor transpiração do pé.

2) Cada sapato tem a sua ocasião, é recomendável levar os sapatos adequados para cada actividade que devemos fazer.

Se tem um excesso de transpiração no pé (hiperhidrosis), tem em conta que favorece o aparecimento de infecções, consulte o seu podólogo de modo que lhe aconselhe o produto mais adequado e quais as recomendações a seguir.
Evitar o sedentarismo é bom para a circulação sanguínea dos pés, é recomendável fazer desporto (caminhar). Tenham cuidado se forem descalços em ginásios, piscinas…dado que são lugares onde o calor e a humidade proliferam a formação de fungos.
O excesso de calor directo ou indirecto não é bom para os nossos pés, por conseguinte ter precaução ao aproximar-se de fornalhas, fogos,…
Qualquer anomalia que detectam nos seus pés deve ser consultada imediatamente com o seu podólogo. Assim como qualquer alteração a caminhar, cansaço excessivo, dor ou certa sintomatologia que não tiveram noutra ocasião.
Pense que o podologista é o especialista dos problemas dos pés, ele é aquele que tem os conhecimentos e sabe o tratamento especifico em cada caso e para cada problema em relação aos seus pés.